Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tão desobediente

O post anterior trás o motivo do post atual!!!!
É verdade, toda criança muito esperta é mais agitada e por conseguinte mais desobediente!
Deve ter por aí suas exceções, mas eu nunca vi!
NOoooooossa, Sophia agarrou um NÃO, com uma cara de deboche... E quando não fica só com uma cara de abusada quando não quer fazer algo!!!
E eu sou uma mãe tão rígida... Corrijo sempre, tem o banco do castigo, e em último caso tem os acordos (Se você não fizer isso, não vai ter aquilo)... Mas tem hora que nada funciona!
O ápice do abuso é a pirraça, ela se esperneia, se debate, e essa semana até bateu no Victor! Isso de verdade me deixa fora do controle, porque não sei como agir!!!
Enfim espero que seja só uma fase e que passe logo.
É eu não gosto de falar só o q ela faz de bonitinho e legal. Toda criança tem seus momentos rebeldes e esse é o diário dela, para que ela saiba as fases que teve e o que aprendeu!!!

domingo, 19 de agosto de 2012

Tão espertinha

Então, que a mãe da Sophia é muito maluquinha todo mundo que conhece sabe. Agora que ela tem umas loucuras reais, isso é segredo! Mas então, hoje posso vir aqui e contar todas as minhas dores e aflições até hoje, porque hoje não tenho as tenho mais! \0/
Toda mãe tem seus medos (imagino), inseguranças e tal, mas eu tinha ao cubo, sei lá, à décima potencia ou mais... Eu tive que tomar rivotril na Gravidez dos 3 meses aos 6 meses, e isso me deixava muito aflita em relação ao desenvolvimento da Sophia se tudo correria bem, se ela seria "normal". Isso ocupava totalmente minha mente! Quando ela nasceu, achei cismei que ela era surda, pq eu podia bater palmas e estalar dedos próximo ao ouvido dela que ela não respondia aos estímulos... achei que a cabeça dela era muito grande, achava q ela não estava no quadro normal de desenvolvimento... E mil outras coisas que nem tenho coragem de mencionar!!!!
O que aconteceu foi que dia após dia eu fui me certificando de que meus medos eram infundados e ficava cada vez mais tranquila. ELA ERA NORMAL!
Mas mesmo assim preferi fazer estimulação precoce com ela desde que nasceu. Não queria que ela fosse a mais esperta entre as crianças, não. Não tinha esse desejo competitivo, só queria provar pra mim mesmo que ela estava bem e respondia a estímulos externos!
Não me arrependo nenhum pouco, li muita coisa e muito blog que faz estimulação mas fiz uma rigorosa seleção dos que realmente estavam pensando em seus filhos e os que estavam querendo "se aparecer"! Nunca é cedo demais para aprender!!! E eu amo ensinar e foi baseado nisso que eu passava as tardes, conversando com ela, dando os nomes aos seus brinquedinhos, fazendo massagens, indicando as partes do seus corpo e nomeando durante o banho, apontando e falando, mostrando coisas sempre, todo mês que ela completava eu comprava um brinquedinho educativo...
E desde novinha ensino as cores, num método muito simples e divertido retirado do blog  Ensine seu Bebê    . Ela achava que era só brincadeira e nunca deu sinais de que tinha aprendido... Comprei um livro de banho, que tem uns bichinhos e suas cores então sempre que tomava banho mostrava pra ela! Um dia com um ano e seis meses uma das vezes que eu perguntei ela apontou certinho as cores primárias!! Fiquei TÃO feliz!
Daí por diante acertava sempre as primárias e duas semanas depois sabia praticamente toooodas as cores!
Agora que ela já fala (muito) fala o nome de todas elas...
Além disso de repente ela deu uma boa deslanchada no desenvolvimento. Ela demorou pra começar a falar, falou palavrinhas com 1 aninho, começou a juntar duas palavrinhas com 1 ano e seis meses, e agora com 1 ano e nove meses fala tuuuudo, algumas coisas ainda meio enrolado, mas fala!!!
Hoje posso dizer que ela é uma criança muito esperta, pq além dessas coisas a capacidade de compreensão dela é incrível... Ela entende tudo q eu quero, q eu falo. Isso desde até muito antes de aprender a falar. Eu ficava impressionada!
É claro que no fim desse post não preciso nem falar que quem nunca foi normal foi a mãe dela!!!
Quem precisava amadurecer era eu... Entender que cada um tem um tempo para despertar e aprender!
Ela me ensinou tão bem, que hoje respiro completamente aliviada e feliz. Mas na verdade feliz eu sou desde que descobri que ela estava dentro de mim e viria ao mundo. Eu a amaria com a forma e a capacidade intelectual ou física que viesse impressa nela... Eu amo a Sophia e não suas características!

domingo, 5 de agosto de 2012

Maxi mamãe, maxi!

Desde que Sophia estava na barriga q eu canto pra ela... Ainda na barriga cantava Como é grande o meu amor (do Roberto Carlos), Você é algo assim e Espatódea e um mantra que conheço há muito tempo:

"Em todo momento o Amor me conduz,vai me dando esperança, paz e harmonia.Energia da vida.Fonte de luz... Levo dentro de mim, pra viver com alegria!" 

Desde que nasceu sempre cantava uma série de musiquinhas infantis sempre que estávamos juntinhas ou brincando.
Teve uma época que ela estava com o sono muito perturbado e lutava muito pra dormir, chorava esfregava o rosto em mim... Mas era só eu começar a cantar "Se essa rua fosse minha" que ela IMEDIATAMENTE se acalmava. Parecia mágica! Até minha mãe uma vez se chocou!
Aliás essa musiquinha foi por muito tempo minha melhor ferramenta pra acalmar a Sophia! Conforme foi crescendo mais o método foi perdendo o efeito! rs
Mas sempre era com música nosso plano de fundo! Eu não entendo de música mas sei da importância que tem no desenvolvimento de um bebê! 
Muitas vezes enquanto eu vou arrumando a casa ou passeando com ela pela rua vou sempre cantando... Ela presta muita atenção e quando ela já sabe que está perto do final, já fala: Maxi mamãe, maxi! 
Eu já tinha há muitos anos uns cds de uma coleção da Nova Escola com musiquinhas do cancioneiro popular e uma coleção de cds do Patati Patatá com o msm tipo de músicas... Colocava pra ela ouvir enquanto brincava. Outras boas canções que coloco pra ela são do Palavra Cantada, músicas folclóricas americanas, e música clássica. Essas últimas colocava muito quando ela era mais nova!
Porque agora minha gente ela tem personalidade e escolhe suas próprias músicas e advinhem quem ela pede: Tcham tcham tcham tcham ------------> A Galinha Piiiiiintadinha! Ela simplesmente ADOOOOOOOOOORA!
E eu também!Ela agora já completa uns pedaços das musiquinhas e faz as coreografias, e eu? Eu quase choro de tanto que acho lindo!!!
Por muito tempo ela ficou superviciada tb no Baby Einstein. Ela ainda vê, mas a  paixão é msm pela Galinha azul!



Come filha, come!

Duas coisas tiram o meu humor pra valer em ralação à Sophia. A primeira é quando ela fica dodói, simplesmente não vejo mais graça em nada... A outra é sobre a alimentação! Sophia não tem muito apetite desde que nasceu. Quando recém-nascida mamava muito pouco no peito, tinha muita preguiça! Dormia muito e enquanto dormia não sentia fome, se eu não a acordasse ela ficava 6 horas sem comer. Então eu tinha que acordá-la pra dar de mama. Pior era quando eu tentava acordar e não conseguia, ela sempre teve um sono muito pesado, às vezes eu tinha que jogar água no rosto dela pra despertar...( q maldade né? maldade maior era deixar a bichinha com fome!)Devido essas coisas coloquei logo logo complemento na alimentação, e em pouco tempo tirei o peito totalmente pq ela não mamava quase nada no peito!Por um pequeno período ela mamou muito bem vitamina de frutas (até uns quatro meses) depois disso a luta com a alimentação foi diária, não mamava bem, não comia bem. Ela gosta de legumes e coisas saudáveis, o problema não é esse, é a quantidade. Ela come de tudo, mas tudo muito pouco!!! Não gosta de coisas doces e tem aversão a chocolate.Tentei todos os tipos de farinhas para a mamadeira! Tentei sustagem, mingau... Tudo que se pode imaginar, até colocar comida batida na seringa pra tentar empurrar goela abaixo eu já fiz. Esporadicamente ela passa um tempinho comendo bem, mas logo volta ao normal dela.Por muito tempo fiquei arrasada e isso me fazia muito mal. Sentia-me incapaz como mãe.Às vezes inventava coisas diferentes, outras eu desanimava e deixava ela com alimentação deficiente mesmo!Quando ela teve Pneumonia foi a época mais grave... Uma vez chorei muito quando a vi deitadinha pelada, tão magra, tão magra... os ossinhos todos de fora, pernas e braços finíssimos. Doeu muito.Aí eu corro pros médicos e eles todos me dizem a mesma coisa, me mostram o gráfico de desenvolvimento e dizem que ela está dentro da normalidade... Sinceramente eu não aceito isso, acho que o peso deva ser proporcional crescimento. Ela sempre foi maior que a média e estava bem acima da normalidade no gráfico, portanto o peso deveria acompanhar, mas não "ela está normal"! Mas eu é que sei como ela fica doente, com o peso no limite quando fica doente logo abate e emagrece muito!Por conta disso dei por conta própria pra ela Cobavital, não serviu de nada além de deixá-la com sono perturbado! Fico de mãos atadas com medo de administrar remédios que não sei das consequências, mas tb arrasada com essa por ver minha filha comendo menos do que deveria e com peso abaixo do normal!