Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Brinquedoteca

Amo brinquedo e brincar!
Sim, ainda é a mãe da Sophia q está escrevendo, ainda não é ela!!
Amo criança, brincar, brinquedo, ensinar, trocar, estreitar os laços! Sempre brinquei com minhas irmãs mais novas por horas todos os dias, com minha filha não poderia ser diferente!
E quanto aos brinquedos, eu fico indignada com as mães q jogam tudo numa caixa só e a criança tem q ficar garimpando pra ver se acha o q quer. Sem contar q a criança não tem a consciência do que ela tem ou não! Portanto o ideal é q os brinquedos fiquem expostos e ao alcance das mãos, da criança! 
Pensando nisso separei um cantinho na casa (q é um ovo) pra ser a brinquedoteca dela!
 Porque o brincar para criança é essencial para o seu desenvolvimento. É brincando que ela imita o adulto e representa suas funções, que aprende regras (em jogos), que demonstra seus sentimentos mais verdadeiros! É só analisar uma criança brincando! Tarefa essa q eu adoro. Ás vezes me pego parada na porta da brinquedoteca olhando ela brincar sem nem me perceber lá! 
Sophia brinca sozinha, e brinca comigo. Brinca livre e coordenado! Bagunça e arruma tuuudo! Claro q às vezes fica de castigo pq não quer arrumar de jeito nenhum. Mas é bem esporádico. No geral ela é muitíssimo organizada. Muito devido ao método Montessori q tento aplicar com alguma regularidade! 
O espaço é organizado e os objetos são dispostos de uma forma lógica. E não foi preciso q eu dissesse onde fica cada coisa, ela subentendeu e não erra o lugar de nenhum brinquedo! 
Durante muito tempo ela só ia lá pra ver galinha Pintadinha. Não se interessava muito. Nos últimos meses, logo q fez 2 anos ela está in love com o cantinho! Chama toda hora eu e Victor pra irmos pra lá! "Vem papai, vem mamãe, a teca" (puxando nosso braço).
Há pouco tempo fiz um espaço das artes, daí em diante ela não mais de lá. Aliás nós não saímos mais!



Esta última foto é mais antiga pra mostrar q ela vai mudando de acordo com a quantidade de brinquedo e prioridades dela.


0 comentários:

Postar um comentário